Exporta Fácil 20 Anos – Correios

A comemoração dos 20 anos do Exporta Fácil durante o 39º Encontro Nacional de Comércio Exterior carrega um simbolismo em relação ao papel do serviço para a inserção e o crescimento do Brasil no comércio exterior. Destaca também a importância dos Correios, que têm sido essenciais para a expansão das pequenas e médias empresas em mercados externos.

Se hoje qualquer micro e pequeno empreendedor pode exportar de qualquer cidade brasileira, bastando para isso ir a uma das 5,7 mil agências dos Correios presentes no país, fazer a declaração para a alfândega preenchendo o formulário único de postagem do serviço (AWB) ou efetuando a pré-postagem no portal dos Correios e depois fazendo a postagem na agência, a realidade 20 anos atrás era diferente.

A participação das micro e pequenas empresas na pauta de exportações do Brasil era insignificante, apesar da grande quantidade de MPEs que tinham interesse em vender seus produtos ao mercado internacional, mas não conseguiam pelo excesso de burocracia, pela dificuldade logística ou ainda pelo custo elevado da exportação, que acabava inviabilizando o processo.

O Exporta Fácil veio para mudar essa lógica. A aduana brasileira permitiu a centralização de todo o trâmite aduaneiro no Centro Internacional dos Correios, no ponto final de saída das encomendas do Brasil para o exterior. Os Correios passaram a representar o exportador e a registrar a exportação no Siscomex. Concluído o processo, o exportador recebia, por via postal, o comprovante de exportação. Tudo isso em um site amigável e de navegação descomplicada para o exportador.

Os Correios do Brasil se tornaram o primeiro do mundo a atuar como um operador logístico do comércio exterior e a demonstrar que, em qualquer localidade, por mais distante que seja, é possível exportar. Ao longo do tempo, o Exporta Fácil continua recebendo diversos prêmios nacionais e internacionais, sendo um modelo adotado em vários países. Hoje, 60% das empresas brasileiras que vendem para o exterior utilizam o serviço.

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on skype
Share on telegram
Share on email